ODONTOLOGIA PREVENTIVA
A odontologia preventiva é o conjunto de medidas tomadas para a manutenção do bem-estar do paciente e que garantem a saúde bucal. Algumas medidas são amplamente divulgadas, como escovar os dentes, utilizar flúor e passar fio dental.
Consultar o dentista periodicamente também é uma peça-chave neste processo. É necessário que haja uma limpeza profissional regularmente, que contribui na conservação dos dentes e da cavidade oral. Através de visitas periódicas também é possível detectar problemas não tão óbvios e ser encaminhado para exames que facilitem um diagnóstico.
Em um acompanhamento frequente, é possível solucionar pequenas ocorrências e colaborar para que uma cárie, por exemplo, não evolua para uma perda de dente.
Benefícios da odontologia preventiva
A limpeza profissional só pode ser realizada na clínica e é crucial para garantir determinados cuidados, como a eliminação de tártaros, que retém o biofilme bacteriano ao longo da linha da gengiva.
Além dos benefícios que já sabemos, como a preservação do sorriso, os serviços da odontologia preventiva avaliam fatores que são responsáveis por promoverem qualidade de vida.
Um exemplo disso é a importância do posicionamento correto da arcada dentária: facilita a mastigação, digestão e não gera mau hálito. Em contrapartida, uma arcada dentária com dentes que não fecham adequadamente pode resultar em dores de cabeça, sons de estalo durante a abertura e fechamento da boca e dificuldade na mastigação.